Notícias

Testes de verificação de qualidade para tecidos planos

10/04/2015
Tecidos Planos

Não há melhor método de aprovação de Qualidade para tecidos planos, no que diz respeito à detecção de defeitos, do que a revisão das peças em máquina apropriada. Para tanto, devemos utilizar um método de avaliação padronizado, especificado na NBR 13.484:

Classificação e padrões de controle de qualidade de defeitos por 100 m². Ela normaliza a utilização do “método de quatro pontos” para a revisão de tecidos planos, bem como suas particularidades e tolerâncias, e o critério de classificação qualitativa do tecido. Os resultados decorrentes da aplicação dessa norma técnica, desde que aplicada corretamente, tem valor legal até em processos judiciais.

Entretanto, não é só neste aspecto que o tecido deve ser testado. Existem outros problemas que podem vir a se apresentar. Os tecidos planos devem, no mínimo, além da marcação ou retirada de defeitos, serem testados quanto ao esgarçamento, ao encolhimento e à solidez à lavagem.

Há muitas normas técnicas ABNT para orientar a qualificação do tecido. As que deveríamos consultar são as que dizem respeito à solidez (desbotamento por várias causas), encolhimento e esgarçamento.

Fonte: Revista Costura Perfeita / Mario Romito

 

Todas as notícias